quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Mundial do Rim

Vim hoje informar que além do dia das mulheres(PARABÉNS a todas), hoje é também o dia mundial do RIM! Isto mesmo, dia do rim!!

Eu achei super válido aproveitar a data para dar um alerta a todas aqui em relação à saúde renal. Nós praticamos exercícios físicos, temos uma alimentação de acordo com nossas necessidades, estamos ou pelo menos ACHAMOS que estamos muito bem. 
Mas vocês sabiam que 1 em cada 10 indivíduos tem a IR(Insuficiência Renal)?
Como esse grupo é muito grande e a maioria é adepta de alguns hábitos que PODEM levar à disfunção renal, eu resolvi dar o alerta dos riscos, sintomas e maneiras de prevenir.
Na nossa dieta, temos o hábito de ingerir um alto número de proteínas, o que pode favorecer as doenças renais. VEJAM BEM, eu não estou falando que VÁ aparecer, ou que seja de PRAXE aparecer... Nãooooo!! Eu disse que POOODEM aparecer devido às dietas hiperproteicas!!
E o que determina o aparecimento delas?
Primeiramente, verifique seu histórico. Seu pai, sua mãe ou algum parente próximo tiveram/tem algum problema renal??? Se a resposta for SIM, por favor, cuidem-se o dobro!!!! Vocês tem uma chance enorme de desenvolver isto... E com a dieta alta em proteínas, creatina, excesso de diuréticos, enfim, pode desencadear a doença.
A IR possui 5 estágios e é somente a partir do 3º que ela passa a ser sintomática. Ou seja, você só descobre através dos SINTOMAS quando ela já está avançada. No 1º e 2º ela não tem nenhum!!! Os sintomas são: Inchaço dos pés pela e pálpebras, o aumento da pressão arterial, vômitos, náuseas, fraqueza, sonolência, emagrecimento, palidez, desânimo, alteração de libido, entre outros.
Mas para não correr o risco de chegar nos sintomas, é necessário saber ANTES da manifestação. E como saber se eu tenho IR antes de chegar no 3º estágio? É simples, basta um exame de CREATININA e UREIA. Você verá se as suas dosagens estão dentro da normalidade.
O exame é baratinho, minha gente... Nós gastamos tanto com suplementos, dieta, academia, roupinha para treinar e etc. Mas e para verificar a saúde, você tá gastando algo?? Eu acho super válido conferir com frequência esses exames que podem indicar alguma anormalidade no funcionamento desse órgão que tem um papel tão importante no nosso corpo. 

Vamos aliar beleza com saúde. 
Fica minha dica pra hoje! ;-)
Beijocaas! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário