segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Meditar para CRESCER - Âmbito Físico.

Fazendo uma liga a essa postagem, quero passar uma dica que nos ajudará muito.
Tanto no âmbito do desenvolvimento MENTAL, como nos aspectos físicos. A MEDITAÇÃO!!

Isto mesmo.. E para vocês que pensam que a meditação é algo concernente a determinadas religiões ou correntes espiritualistas, retirem isto da cabeça.. Meditação nada tem a ver com qualquer religião, pois não exige a prática de qualquer preceito religioso, nem fé ou crença. Ela produz consequências semelhantes aos efeitos buscados pelas religiões e religiosos, mas NADA tem a ver com religiões!!!
A técnica é puramente FISIOLÓGICA, o nosso corpo corresponde em perfeita sincronia com a execução da mesma.

   Os resultados dela são tão abrangentes e alcançam tantas, senão todas, áreas de interesse do ser humano, mas AQUI nesse post, pretendo trazer os resultados que auxiliam na força e resistência FÍSICA.
 Apresentarei para vocês
 alguns trechos das conclusões de pesquisas científicas, para vocês perceberem a associação do que eu falo


 *Med ou M = meditação
-  Os resultados mostram que a Med produz um estado de profundo repouso fisiológico (20 minutos da prática proporcionam maior repouso que 8 horas de sono), acompanhado de grande alerta mental, estado ímpar observado com essa técnica, demonstrando alto grau de coordenação neurofisiológica (mente e corpo); produz importante redução do consumo de oxigênio e da concentração de lactato no sangue; eliminação do dióxido de carbono, diminuição do ritmo cardíaco e respiratório; rápida elevação da resistência elétrica da pele; atividade não usual das ondas alfa e beta, no cérebro; sincronia nas derivações cerebrais centrais; derivações centrais sincronizadas com ritmos ocasionais de ondas teta, e outras mudanças, fatos que vêm mostrar que essa técnica leva a um estado de consciência completamente diferente dos outros estados conhecidos pela ciência, como a vigília, sono e sonho, e do estado de relaxamento ordinário, hipnose e outros condicionamentos mentais.

- Essas mudanças do metabolismo mostram que, pela prática da M, ocorre diminuição da ansiedade e, conseqüentemente, das tensões e do estresse. Outros provaram a redução do estresse pelo estudo de modificações bioquímicas resultantes da M. Verificaram redução da cortisona em circulação no sangue, durante a prática, bem como baixos níveis de cortisona no sangue de meditadores experimentados, mesmo quando não estão praticando a M, o que indica uma nova forma de atividades das supra-renais, fato que está relacionado à redução do estresse. A diferença bioquímica entre o estado de M e o produzido por outros métodos de relaxamento reforça a afirmação original que a M produz, na fisiologia do praticante, mudanças ímpares que indicam um quarto estado de consciência mais elevado.

- Uma das mais frequentes recomendações para o tratamento de doenças é o repouso, por ser o antídoto perfeito contra o estresse, permitindo ao corpo a mobilização de recursos próprios para a cura desse mal que tanto tem aumentado nas populações. A M produz estado de profundo repouso, o que permite a instalação do processo orgânico natural de cura que se efetiva rapidamente. 

Sabemos que o estresse é um dos motivos que levam ao catabolismo, devido à liberação de alguns hormônios.. A cortisona é um desses e, além do catabolismo, temos outros efeitos indesejáveis que o excesso desse hormônio promove. Grande ↓ ou ↑ do peso, edema,  hipertensão arterial, acne, cefaléia, fraquezas entre outros inúmeros colaterais. 


   - o problema do peso corporal foi solucionado: os gordos perderam peso e os magros ganharam peso após iniciarem a prática, ambas as modificações devidas à normalização do funcionamento do organismo como um todo; relata-se, sempre, substancial perda de peso; nos casos em que o normal, em face da idade, sexo e altura, seria o aumento do peso, após 31 meses de meditação regular chegou-se, praticamente, ao peso ideal; o mesmo ocorreu com os magros, mostrando que a M tem efeitos globais positivos no tratamento desse difícil problema. Obteve-se normalização do peso em proporção direta ao tempo de prática regular, mesmo quando se esperava ganho de peso. Isso mostra que a M não é somente um meio mais fácil para a normalização do peso, mas que seus benefícios são de natureza mais abrangente, criando condições nas quais o individuo alcança maior aptidão física e mental;


 - o aumento da habilidade motora e perceptiva, e da resistência nos trabalhos que exigem esforço, mostram os efeitos holísticos produzidos pela M no desenvolvimento geral do individuo;

- Pacientes com neurose de ansiedade apresentam excesso de lactato no sangue, substância que a M reduz, o que resulta na diminuição dos níveis de ansiedade tanto durante quanto APÓS a prática; 

       Os resultados mostram, claramente e de forma irretorquível, a redução da ansiedade, que é o maior obstáculo para a perfeita expressão da personalidade, redução evidenciada por:
       - redução do lactato do sangue e do cortisol plasmático;
       - aumento da resistência elétrica da pele;
       - persistência dos níveis de ondas alfa no cérebro;
       - diminuição dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório;
       - redução da pressão sanguínea, mesmo em hipertensos;
       - redução do nervosismo e outros sintomas neuróticos;
       E mais: redução da insônia, normalização do peso, redução dos hábitos ou da inclinação à auto-destruição(IMPORTANTÍSSIMO esse).



   A M mostrou produzir aumento da saúde mental. Os estudos, nessa área, indicam redução da ansiedade, aumento da auto-satisfação e crescimento geral da personalidade. Também manifestações de estresse, tensão e insônia foram consideravelmente reduzidas.
       Uma das mais frequentes recomendações para o tratamento de doenças é o repouso, por ser o antídoto perfeito contra o estresse, permitindo ao corpo a mobilização de recursos próprios para a cura desse mal que tanto tem aumentado nas populações. A M produz estado de profundo repouso, o que permite a instalação do processo orgânico natural de cura que se efetiva rapidamente. 

 Fisiologicamente, a M produz profundo relaxamento, comprovado pelo grande aumento da resistência elétrica da pele, com acentuada redução da ansiedade e de outros distúrbios emocionais. Essa evidência fisiológica foi complementada por pesquisa psicológica que comprovou rápida redução da ansiedade, a qual permanece em níveis baixos quando a prática é regular. Isso é importantíssimo para a cura da insônia, já que a ansiedade é o fator mais freqüentemente identificado como sua causa. A pesquisa comprovou, portanto, que a M é eficaz para dissipar a ansiedade e pode, assim, eliminar natural e totalmente a insônia.

Resultados da pesquisa:
      O tempo médio para o sono chegar, que era de 75 minutos como foi medido nos 30 dias antes dos testes, diminuiu para 15 min nos 30 dias seguintes aos testes e após. A M foi praticada continuadamente por um período de 60 a 90 dias após o inicio da fase de sono regular. Os resultados foram dramáticos. O tempo para debelar a insônia, após a prática, foi significativamente curto; e os efeitos se tornaram estáveis, não havendo sinais de reincidência.

Para obtermos resulta
dos com o treinamento, necessitamos de treinamento certo(óbvio), dieta à risca descanso. 
Em relação à dieta, quem faz, sabe o quão difícil é driblar a ansiedade, e a técnica entra como um auxílio prático nesse quesito.  

 A ansiedade também pode interferir no sono... Atletas em cutting, dificilmente entram em sono profundo durante a noite. Alguns, demoram para pegar no sono. É devido à ansiedade com junção à rotina exaustiva. Portanto, a med entra evitando a insônia e melhorando a qualidade do sono. 


  - pesquisas mostram a existência de sinais fisiológicos de aumento da atenção mental de praticantes antigos durante o sono, o que caracteriza, conforme Maharish, um estado de consciência mais elevado, antes não conhecido pela ciência, estado no qual o sujeito não perde seu ordenamento mental de referência mesmo com a atenção dirigida a atividades externas. Esses sinais caracterizam o estado de Consciência Cósmica. É o estado de menor excitação da consciência: a consciência se apresenta plenamente uma só, sem divisões que a distraiam, unida, perfeitamente estabilizada, organizada e em perfeita atividade. Nesse estado elevado, podem-se desenvolver atividades mais dinâmicas e, em conseqüência, obter melhores resultados nos trabalhos que exigem esforço, como, por exemplo, nos exercícios atléticos: corrida mais veloz, mais agilidade nos movimentos, mais longos saltos em distância, e a capacidade vital é aumentada ao mesmo tempo em que, mesmo com o ritmo cardíaco diminuído pela M, a concentração de hemoglobina do sangue aumenta, indicando uma mais eficiente capacidade do sangue em transportar oxigênio para todo o corpo.


.


Acho que já deu de exemplos, né?! Espero que esses apresentados, sejam suficientes para você se interessar a buscar a respeito da prática.
 Não postarei aqui COMO meditar, pois a realização dela é um assunto MUITO amplo. Mas já vou dizendo que não basta sentar-se com as mãozinhas sobre o joelho, com a coluna reta e olhos fechados, que já estará meditando... Por favor, tire da cabeça essa imagem ignorante e tosca de meditação. Ela é MUITO, muitooo mais que isto!
 Há inúmeras técnicas e cada pessoa se identifica com uma. Se você se interessou MESMO, procure, pesquise, leia, estude, MERGULHE nesse assunto e sinta todos os benefícios. Tente sempre... É difícil, dificílimo, porém não é impossível!

 Vale dizer quê, não é UM dia de prática que vai te fornecer benefícios... São semanas, meses e até anos.

Bons estudos e PACIÊNCIA.. Porque vai precisar!!


''A saúde perfeita pressupõe o funcionamento integrado e harmonioso da mente e corpo, o que resulta numa expansão ampla e total da consciência. A prática da meditação mostra o desenvolvimento desse funcionamento holístico, global, mente e corpo.''


Fotinho de inspiração para a semana:
Alice Matos
TÍTULOS:
- 2° -Lugar - Camp Brasileiro Cat. Bikini 2011
- 2° -Lugar - Expo Nutrition Cat. Wellness 2011



Um comentário:

  1. Ah De, eu preciso meditar, fazer algo mais pra me relaxar, passei pela pior TPM da minha vida essa semana, irritação pura, fiquei chorosa, inchei horrores... Sei que isso é mto ruim pra mim!
    E ah Alice Matos inspira msm!
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir